UMA CASA SOBRE RODAS
Por muito tempo guardo essa imagem de uma casa sobre rodas, arquivada em uma pasta de "achados” que tenho no meu computador. Com frequência ela aparecia em minhas pesquisas, e ao observá-la, me perguntava como me sentiria se pudesse carregar uma casa onde quer que eu fosse.
Eu sempre acreditei na ideia sedutora de conseguir viver com o necessário, mas como poderia ser possível carregar sobre rodas, apenas algumas coisas pessoais que me ajudassem a fazer eu me sentir em casa em qualquer lugar?
Isso sempre foi um mistério para mim, mas para meu querido amigo Toco Lenzi, nem um pouco! O mundo é a sua casa.
Conheci o Toco em um dos jantares que uma amiga em comum sempre fazia na casa dela. Passávamos noites inteiras ouvindo suas histórias sobre os berberes, tuaregues, saharaouis, povos nômades que vivem no deserto, e com quem ele conviveu em suas longas travessias pelo Saara. Seus relatos eram apaixonantes e tão cheios de vida que enquanto bebia meu vinho, "viajava junto” e ficava imaginando aqueles lugares tão diferentes e tão distantes de mim.
Recentemente me contou que recebeu um convite para ir visitar um casal de amigos no Quirguistão. Não me surpreendi tanto assim, afinal viajar está no seu sangue e na sua alma. Mas quando ele me contou que tinha resolvido ir de motooooo….confesso que meu coração disparou!!
Com mais de 100 expedições na bagagem, já rodou o mundo de barco, bicicleta, riquixá, dromedário e a pé.
Onde fica este lugar?? Ele abriu um mapa para mim e me mostrou lá na Ásia, encravado entre a China e o Cazaquistão.
Mas como chegar de moto até o Quirguistão? Perguntei.
E essa ideia que a princípio parecia uma maluquice, foi aos poucos tomando corpo e se tornou realidade. Um roteiro de causar inveja, e um projeto lindo de se acompanhar e compartilhar, assim como suas histórias que eu ouvia nos jantares na casa da minha amiga.
Depois de mais de 30 anos "na estrada” trabalhando como cinegrafista de documentários de aventura e vida animal pelo Brasil e pelo mundo, desta vez ele resolveu ser o protagonista de seu próprio documentário e ir além do objetivo de chegar ao "fimdomundoquistão” para visitar seu casal de amigos.
Contar histórias reais durante todo o trajeto, de pessoas que vivem outras realidades, e sobre amigos que conheceu durante toda a sua vida, e que foram buscar formas alternativas de viver fora dos grandes centros urbanos, acabou se tornando a linha narrativa deste percurso que acabou de se iniciar agora em agosto de 2019.
Para chegar até lá, ele montou uma casa sobre rodas onde levará somente o necessário. Compartimentos para equipamentos e câmeras, objetos pessoais, barraca e placa solar.
Ele escolheu a Royal Enfield para ser sua companheira de viagem, e teve ajuda de muitas pessoas em parceria, para construir o pequeno mundo que carregará daqui rumo ao Quirguistão.
Você poderá acompanhar a viagem NA GARUPA desta moto, ou online @tocolenzi e https://www.facebook.com/toco.lenzi
Se você quiser conhecer mais sobre o projeto KYRGYZSTAN e OS DIÁRIOS DE BORDO de Toco Lenzi, é só acessar > https://www.tocolenzi.com/blog/2019/5/2/na-garupa-para-o-quirguisto
A viagem do Toco já começou e muita gente tem ajudado através de Crowdfunding (ou financiamento pela multidão, em tradução literal) é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no seu negócio, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua idéia.
Clique no botão abaixo, para colaborar.
Espero que esta viagem, e as histórias das pessoas que cruzarão seu caminho possam nos fazer refletir, nos questionar e nos inspirar a abrir novas possibilidades em nossas vidas.
Vamos juntos para o Kyrgyztan!! ;)