REFÚGIO EM MINI CIDADE
Parou pra pensar o quanto tem sido importante nos dias atuais passar a olhar para nossas casas como refúgios?
Sempre tive o costume de passar a maior parte do tempo dentro de casa, e agora mais do que nunca, acredito na crescente necessidade de um espaço acolhedor que não seja feito mais somente de cimento e tijolo, mas um lugar que alimente também a minha alma.
Provavelmente assim como eu, você já deve ter pensado em se afastar do movimento das grandes cidades e se cercar do verde da natureza, e das pessoas que você mais ama.
Tenho recalculado essa rota já a algum tempo, e acredito que quando a gente começa a vibrar nosso pensamento para as coisas que a gente acredita e quer, inexplicavelmente pouco a pouco um caminho na nossa frente vai se abrindo. Receber essa matéria que uma amiga me enviou, confirmou essa minha teoria.
E esses melhores amigos, decidiram fazer exatamente isso!!! Construíram um projeto em conjunto a partir da necessidade de todos.
Mesmo morando perto um do outro na cidade grande, eles não se viam com a frequência que gostariam devido a vida corrida.
Por acreditam em um refúgio ideal, onde pudessem compartilhar novas experiencias de vida, esses oito amigos tiveram a ideia de construir uma mini cidade ecológica feita de pequenas casas no Texas.
Projetadas pelo arquiteto Matt Garcia, são tiny houses ecologicamente corretas, socialmente justas, economicamente viáveis, culturalmente aceitas e projetadas com máximo de aproveitamento do terreno, trazendo o compartilhamento da experiencia de viverem em conjunto, valorizando o coletivo com um novo propósito.
Desejavam um material quente internamente e que pudesse compensar o frio do metal do lado de fora, trazendo um acabamento com design e que não custasse muito dinheiro.
As paredes reflexivas e as janelas isoladas, garantem que o calor seja refletido, mantendo assim as casas frescas mesmo durante o verão. Os interiores foram feitos com madeira compensada, o que ajudou a manter o custo da tiny house bem baixo.
Além de suas tiny houses individuais, há uma grande cozinha comunitária e um quarto de hóspedes para que outros amigos e familiares possam vir visitar.
Os telhados inclinados tem barris que podem suportar até 50.000 litros para a captação de água da chuva.
Criar refúgios para morar, propõe transformá-los neste lugar acolhedor onde possamos mapear a rota de nossas vidas e exercitar nossas novas habilidades ajudando a fortalecer nossos ideais de vida, além de nutrir nossa alma para nos preparar para um novo mundo que vem chegando.
Com muito espaço ao ar livre para desfrutar, o projeto contempla também mesa de piquenique e além claro, de paisagens deslumbrantes.
O quatro casais que pretendem se aposentar por lá, ainda tem muito a fazer antes que possam se mudar completamente para suas tiny houses. Nada é de uma hora pra outra e fazer este tipo de transição não é uma tarefa fácil.
Apesar disso, já começam a desfrutar dessa nova vida dando escapadas pacíficas e cheias de alegria para sua mini cidade.
Isso me trouxe saudades de ouvir uma frase que sempre fez parte dos meus dias….."vou te tirar dessa cidade"….
Um dia, eu vou! ;)